segunda-feira, 24 de agosto de 2009

1 - Introdução ao C#

Primeiro post !
(Por Rodrigo Ribeiro da Costa Barbosa - rodrigorcbarbosa@hotmail.com)

Segue abaixo um artigo que explica bem oque é a linguagem de programação C#.
Antes de começar a programar, é interessante saber o porque de utilizarmos uma linguagem e não outra pois quando nosso cliente questionar, teremos que ter conhecimento suficiente para argumentar de forma satisfatória o porque do uso da linguagem "x" e não "y".
Mesmo com esse artigo ainda fica uma questão... C# é multiplataforma? Pois o Framework dot Net não é livre e roda somente em Windows.
Em algumas pesquisas pelo google encontrei tutoriais que ensinam como programar usando C#  em ambiente Linux utilizando implementações livres que substituem o Framework (ver: http://www.go-mono.com/ ) Mas até onde isso pode ser funcional para quem desenvolve softwares multiplataformas eu não faço idéia. Acredito que nesse ponto o JAVA seja superior por necessitar somente de uma máquina virtual que é disponível para todos os grandes sistemas operacionais, mas enfim ....


Introdução ao C#

O C# (C Sharp) é uma linguagem de programação desenvolvida pela Microsoft que é completamente suportada pela plataforma .NET Framework, abrange o poder e a versatilidade do Visual Basic, a força e a criatividade do C++ e a inteligência do Javascript para validações. Além disso, por ser derivado de C++ e C e por possuir uma grande semelhança com a linguagem de programação Java, permitindo que desenvolvedores destas linguagens pudessem se adaptar com facilidade ao C#.
Segundo HADDAD (2004) o impacto do C# no mercado será tão grande que muitas ferramentas e plataformas deixaram de existir e que, de acordo com a Microsoft, a linguagem oficial agora é o C#.


Vantagens e desvantagens do C#

O C# possuiu grandes vantagens, uma delas é a possibilidade de maior interatividade com os internautas, que passam a poder postar informações a qualquer momento, com o C# controlando o envio e recebimento de dados, principalmente a partir da mesma página. Uma outra vantagem na utilização de C# é programação orientada a objeto, não possíveis em C e em Visual Basic. Segundo HADDAD (2004) este seria um dos melhores recursos oferecido por esta linguagem, visto que os códigos podem ser utilizados facilmente, pois existem heranças poliformismo e encapsulamento. Um outro tão esperado recurso oferecido pelo C# é o recurso de programação orientado a evento, que significaria não ter de programar linhas em Javascript para disparar os poucos eventos existentes em alguns controles. Novos eventos de página e controles foram criados visando facilitar a programação.

Uma outra vantagem é o recurso do ambiente Windows. No C# o desenvolvimento é muito semelhante com aplicações deskop, utilizando recursos do ambiente Windows. Assim, alguns dos controles que somente eram encontrados em componentes são agora nativos. Outros aspectos vantajosos no C#, é que toda Data Definition Language (DLL) ou componente não precisa mais ser registrado, extingue-se o papel do registry e com os novos controles validator, torna-se mais fácil consistir e validar dados na web, bastando apenas invocar o componente, estabelecer a propriedade e vincular a algum controle. Além disso, tratar erros também se tornou muito fácil , por meio do Execption, o próprio C# identifica e trata o erro.

Em síntese, a linguagem de programação C# disponibiliza os seguintes aspectos:

* Maior interatividade com os internautas;
* Possui recurso de programação orientada a objeto;
* Uso de evento nos controles;
* Desenvolvimento em ambiente Windows;
* Não precisa registrar componentes;
* Possui fácil validação de dados; e
* Fácil tratamento de erros.

No entanto, uma das desvantagens da utilização da linguagem de programação C# é a necessidade, em alguns casos, dos programas e componentes antigos devem ser reescritos. Muitos dos componentes antigos que funcionam perfeitamente podem ser utilizados no C#, contudo não é recomendável. A melhor opção, segundo HADDAD (2004), é reescrever o código com os recursos do C#, tornando-o mais compatível com a nova plataforma.
 
Fonte:

http://forum.imasters.uol.com.br/index.php?/topic/280981-introducao-ao-c%23/

Um comentário:

  1. Quando teremos grupo de estudos de LPE? XD
    Sinto a dificuldade se aproximando!

    ResponderExcluir