segunda-feira, 24 de agosto de 2009

2 - Meu Nome Não É Johnny ! C#

(Por: Rodrigo Ribeiro da Costa Barbosa - rodrigrcbarbosa@hotmail.com  )

Bem, agora que já sabemos qual é o conceito da linguagem C# podemos começar a pensar em desenvolver nosso primeiro programa, que por sinal é o dever de casa de hoje para a  aula de Lógica de Programação Estruturarda na faculdade em que estudo.
O primeiro passo é baixar o compilador do Visual C# Express para podermos escrever nosso programa em :
http://www.microsoft.com/express/download/
Durante a instalção podemos registrar o programa (gratuitamente) e receber uma chave de registro para validá-lo (Caso contrário o programa expira em 30 dias).

Após abrir nosso programa pela primeira vez, escolheremos qual tipo de projeto iremos trabalhar.
No nosso caso o caminho será  File > New Project > Console Application.
Note que na tela de edição aberta já estão inseridas algumas linhas de código que com certeza você não entendeu !:

using System;

using System.Collections.Generic;
using System.Linq;
using System.Text;

namespace ConsoleApplication1
{
        class Program
        {
               static void Main(string[] args)
              {
              }
        }
}


 Podemos apagar essas linha tranquilamente e prometo que nos tutoriais a seguir explico oque são cada uma delas com mais detalhes, pois agora iremos nos ater somente em escrever nosso primeiro programa.

IMPORTANTE !!! : O C# é case sensitive ou seja é sensível ao diferenciar letras maiúsculas de minúsculas então cuidado na hora de escrever seus programas pois "system.console.writeline()" (modo errado) não será interpretado como "System.Console.WriteLine()" (modo correto)


 Então mãos na massa ! Vamos digitar a seguinte estrutura que será explicada depois ...

using System;
namespace programa1
{
     class program
     {
           static void Main()
           {

                 System.Console.WriteLine("Meu nome é Rodrigo e esse é meu primeiro programa em C# !");
                 System.Console.ReadLine();
           }
     }
}


 Para testarmos nosso programa, podemos pressionar F5 ou um pequeno sinal de play verde na barra de ferramentas. (Pode mudar o nome de Rodrigo para qualquer outro, mas recomendo deixá-lo para dar sorte !!! rs...).
Se até aqui fizemos tudo certo, a saída do nosso programa na janela de prompt do DOS será :

 Meu nome é Rodrigo e esse é meu primeiro programa em C# !

Caso você não tenha conseguido essa saída recomendo que revise o código e os passos aqui descritos.
Caso tenha conseguido, meus parabéns !!! Já podemos colocar no currículo que somos programadores de nível fraldinha em C#  hehehehe.
 Agora vamos explicar essa bagunça!

O uso da função "using" e "namespace" será explicada com detalhes nos próximos tutoriais pois você até pode comer um elefante inteiro, mas tem que ser de pedaço em pedaço !
Por enquanto apenas nos conformemos com o uso inicial destes argumentos.
O uso do "class" indica que estamos abrindo uma classe principal dentro do nosso programa que poderá incluir diversas funções diferentes como um contêiner de navio no qual se pode colocar diversas coisas dentro. Para cada classe criada podemos definir um valor(nome) que seja relacionado com o conteúdo do codigo para facilitar as interpretações e a localização de possíveis erros no programa, não sendo viável o uso de espaços para a definição dos mesmos. Esse conceito será aprofundado posteriormente mas por ora podemos apenas ter em mente que todo código que escrevermos obrigatoriamente terá que estar inserido em uma classe. :-) .

 O uso de chaves "{}" é parte fundamental da estrutura da programação em C# e indica o início/fim dos métodos a serem utilizados dentro da classe. A maioria dos erros de compilação se dá pelo uso incorreto ( ou a falta ) das chaves, então cuidado com elas! Podemos notar que em nosso programa, possuimos três chaves de abertura "{ "e três chaves de fechamento "}"  se notarmos, a primeira chave abre a linha "class program" que já foi explicado no parágrafo acima. A segunda chave abre a linha aonde o ponto de partida do programa está definido ou seja o nosso método de entrada principal "static void Main()"  sem essa entrada, nosso programa não irá saber aonde começar a processar as instruções !
 A terceira chave, abre para as seguintes instruções:  "System.Console.WriteLine("Meu nome é Rodrigo e esse é meu primeiro programa em C# !");" e  "System.Console.ReadLine();" Que respectivamente mostra um valor definido pelo programador na tela (WriteLine) e pausa o console no final da execução para que este não se feche automaticamente (ReadLine).
 Ao fim de tudo isso temos as três chaves de fechamento encerrando assim nosso primeiro programa em C# !

Espero que tenham gostado e até o próximo tutorial !!!

Um comentário: